Bom Natal 2018
Trabalho colaborativo
Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.
Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Porquê fazer formação?
Aprender mais sobre um assunto que nos interessa;
Partilhar com outros a nossa experiência;
Possibilidade de ter um tempo, um espaço, uma voz ativa, a compreensão de quem escuta;
Ter ajuda para ultrapassar e fazer frente ao que se sente e ao que nos oprime;
Possibilidade de nos sentirmos acompanhados pelos formadores e pelos colegas - que são pessoas que ajudam outras pessoas - e conseguir uma postura profissional menos cansativa, menos desgastante, mais eficaz, mais contemporânea....
Colaborar e dialogar com outros tira-nos do isolamento (sobretudo quando o isolamento é no meio da multidão), percebendo que se falarmos mais uns com os outros e escutarmos os alunos nos assuntos que lhes interessam teremos, sempre, mais PAZ;
O mundo das escolas é, hoje, um mundo cansativo e angustiante porque está sob vigia. Sentimos isso e temos muita dificuldade em combater, porque não é fácil.
Mas, o mundo das escolas é um mundo maravilhoso de trocas educativas, culturais, sociais e pessoais.
Colegas, não percamos tempo a a pensar no que não podemos fazer e agarremo-nos ao que conseguimos, mobilizando outros e outras e, assim, arranjando parceiros para fazer o que sabemos e que queremos fazer.
Bom Natal 2018
(anónimo)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário