de diferenciação pedagógica a desenvolver na sala de aula de Matemática.http://area.fc.ul.pt/pt/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%20Noesis.pdf
Trabalho colaborativo
Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.
Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM DESAFIO A ENFRENTAR Leonor Santos
Desde os finais dos anos oitenta que os diversos normativos para a avaliação das
aprendizagens, bem com os diversos documentos curriculares vêm dando especial
destaque à componente formativa da avaliação. Mas uma coisa é prescrever, outra é
levar à prática. Desenvolver uma prática avaliativa com intencionalidade reguladora
nem sempre é fácil. Implica diversos tipos de mudança no trabalho da sala de aula,
como seja a natureza das tarefas a propor, o método de trabalho, e o repensar do papel
do professor e do aluno.
Cada vez mais os professores são confrontados com a diversidade de alunos que têm,
diversidade não só nas aprendizagens realizadas, mas também na forma de pensar e de
aprender, para já não falar das distintas culturas, valores e domínios da língua
portuguesa, em presença. Assim, a criação de momentos de diferenciação pedagógica
torna-se cada vez mais um imperativo pedagógico.
Neste texto iremos abordar o conceito de diferenciação pedagógica e os seus diversos
níveis de concretização. Serão apresentados e discutidos exemplos concretos de práticas
de diferenciação pedagógica a desenvolver na sala de aula de Matemática.http://area.fc.ul.pt/pt/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%20Noesis.pdf
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário