Equilíbrio necessário, andamento perfeito!

Trabalho colaborativo

Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.

Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM DESAFIO A ENFRENTAR Leonor Santos

Desde os finais dos anos oitenta que os diversos normativos para a avaliação das

aprendizagens, bem com os diversos documentos curriculares vêm dando especial

destaque à componente formativa da avaliação. Mas uma coisa é prescrever, outra é

levar à prática. Desenvolver uma prática avaliativa com intencionalidade reguladora

nem sempre é fácil. Implica diversos tipos de mudança no trabalho da sala de aula,

como seja a natureza das tarefas a propor, o método de trabalho, e o repensar do papel

do professor e do aluno.

Cada vez mais os professores são confrontados com a diversidade de alunos que têm,

diversidade não só nas aprendizagens realizadas, mas também na forma de pensar e de

aprender, para já não falar das distintas culturas, valores e domínios da língua

portuguesa, em presença. Assim, a criação de momentos de diferenciação pedagógica

torna-se cada vez mais um imperativo pedagógico.

Neste texto iremos abordar o conceito de diferenciação pedagógica e os seus diversos

níveis de concretização. Serão apresentados e discutidos exemplos concretos de práticas

de diferenciação pedagógica a desenvolver na sala de aula de Matemática.
http://area.fc.ul.pt/pt/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%20Noesis.pdf

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