Equilíbrio necessário, andamento perfeito!

Trabalho colaborativo

Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.

Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

Analise critica individual



A partir dos debates realizados nas sessões de formação e dos artigos de apoio disponibilizados no blog, fazer uma análise centrada na importância do trabalho colaborativo em contexto escolar, mais especificamente em contexto de sala de aula (com os alunos/as e/ou com colegas).

O trabalho colaborativo permite a aprendizagem individual e coletiva, quando é significativo para os professores ou seja, quando eles conseguem realizar um trabalho docente que vá ao encontro dos seus interesses profissionais e das suas conceções pedagógicas ou mesmo quando os afeta emocionalmente reforçando o seu sentido de competência. O mesmo pode ser dito dos alunos/as. Tal como salientado ao longo das sessões, os métodos de trabalho colaborativo dos professores pode assumir formas muito diferentes de acordo com o sistema e o contexto educativo em que se inserem, mas também de acordo com os processos de coordenação dos diferentes agentes e atores dentro de cada escola ou agrupamento de escolas.

Lembramos que devem centrar a análise no objetivo da ação, que pode ser revisitado no blog, e nas potencialidades pedagógicas decorridas do trabalho colaborativo. Não é a prática do professor/a que está em causa, o que está em causa é a forma como podemos diferenciar práticas educativas e incentivar o trabalho colaborativo para melhor responder às necessidades dos alunos. Uma resposta que deve ser orientada por princípios gerais de diferenciação e colaboração evitando análises e práticas de senso comum.

Algumas questões

1- Considera o trabalho colaborativo na escola essencial?

2 - O trabalho colaborativo parte do que está definido no currículo ou podemos construir, colaborativamente, com os alunos um currículo que potencie a aprendizagem?

3 - Que tipo de metodologias de diferenciação pedagogica podemos  encontrar para que o trabalho colaborativo aconteça?

4 - Relativamente ao trabalho de coadjuvação o que considera ser mais pertinente ?


5 - Qual o balanço que faz deste formação como espaço de troca de informação e construção de conhecimento coletivo sobre este assunto?

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