Lembramos que devem centrar a análise no objetivo da ação, que pode ser revisitado no blog, e nas potencialidades pedagógicas decorridas do trabalho colaborativo. Não é a prática do professor/a que está em causa, o que está em causa é a forma como podemos diferenciar práticas educativas e incentivar o trabalho colaborativo para melhor responder às necessidades dos alunos. Uma resposta que deve ser orientada por princípios gerais de diferenciação e colaboração evitando análises e práticas de senso comum.
Algumas questões
1- Considera o trabalho colaborativo na escola essencial?
2 - O trabalho colaborativo parte do que está definido no currículo ou podemos construir, colaborativamente, com os alunos um currículo que potencie a aprendizagem?
3 - Que tipo de metodologias de diferenciação pedagogica podemos encontrar para que o trabalho colaborativo aconteça?
4 - Relativamente ao trabalho de coadjuvação o que considera ser mais pertinente ?
5 - Qual o balanço que faz deste formação como espaço de troca de informação e construção de conhecimento coletivo sobre este assunto?
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