Existem múltiplas formas de literacia familiar e seria muito vantajoso que os educadores (professores e outros agentes educativos) compreendessem como aproveitar estas diferentes competências dos jovens, em sala de aula.
- Como podemos valorizar as práticas de literária familiar?
- Valorizar o que os alunos já sabem antes de chegar à sala de aula é uma prática?
- Podem as tarefas escolares sobrepor-se às práticas de literária familiar?
- Será que nós valorizamos as práticas familiares?
- Não estará a escola a criar sentimentos de incompetência aos pais e encarregados de educação?
- O que pensam os professores ?
- O que pensam os pais/EE?
- Como se faz esse debate na escola e nas Associações de pais?
- Os pais também são professores. Que compreensão das dinâmicas de trabalho colaborativo com as famílias?
- Como podem os professores respeitar e valorizar as diferentes formas de literacia familiar?
Um dos papeis da escola é envolver as famílias, como parceiros educativos, na escolarização dos seus educandos não caindo no"erro" de querer que os pais sejam ajudantes dos professores.
Um dos papeis dos pais e encarregados de educação é acompanhar o percurso educativo escolar dos seus educandos não caindo no "erro" de "vigiar" o que os professores fazem na sua pratica letiva.
As crianças estão muito atentas ao que as rodeia e nesse sentido, estes conhecimentos são, por elas, muito valorizados. Precisamos convocar, desde cedo, o que elas sabem e os seus pais/EE já valorizam, ajudado a alargar esse conhecimento.
Debate sobre literária familiar a partir do contributo de M. José Mata
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