Equilíbrio necessário, andamento perfeito!

Trabalho colaborativo

Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.

Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

Pensar a colaboração com as famílias: As práticas de literacia escolar não se devem opor às praticas de literacia familiar .

As práticas de literária escolar não se devem opor às praticas de literacia familiar 

Existem múltiplas formas de literacia familiar e seria muito vantajoso que os educadores (professores e outros agentes educativos) compreendessem como aproveitar estas diferentes competências dos jovens, em sala de aula.


  • Como podemos valorizar as práticas de literária familiar?
  • Valorizar o que os alunos já sabem antes de chegar à sala de aula é uma prática?
  • Podem as tarefas escolares sobrepor-se às práticas de  literária familiar?
  • Será que nós valorizamos as práticas familiares?
  • Não estará a escola a criar sentimentos de incompetência aos pais e encarregados de educação?
  • O que pensam os professores ?
  • O que pensam os pais/EE?
  • Como se faz esse debate na escola e nas Associações de pais?
  • Os pais também são professores. Que compreensão das dinâmicas  de trabalho colaborativo com as famílias?
  • Como podem os professores respeitar e valorizar as diferentes formas de literacia familiar?
Um dos papeis da escola é envolver as famílias, como parceiros educativos, na escolarização dos seus educandos não caindo no"erro" de querer que os pais sejam ajudantes dos professores.

Um dos papeis dos pais e encarregados de educação é acompanhar o percurso educativo escolar dos seus educandos não caindo no "erro" de "vigiar" o que os professores fazem na sua pratica letiva.

As crianças estão muito atentas ao que as rodeia e nesse sentido, estes conhecimentos são, por elas, muito valorizados. Precisamos convocar, desde cedo, o que elas sabem e os seus pais/EE já valorizam, ajudado a alargar esse conhecimento.


Debate sobre literária familiar a partir do contributo de M. José Mata

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