Equilíbrio necessário, andamento perfeito!

Trabalho colaborativo

Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.

Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

O trabalho em equipa e os riscos da gestão de turma - Anne Barrère



O trabalho de ensino está hoje no âmago de um duplo processo de enriquecimento e alargamento das suas tarefas. Enriquecimento, antes de mais, na medida em que as tarefas tradicionais de ensino, preparar as aulas, fazer a turma, avaliar os alunos, se transformaram, pelo menos na sua definição normativa. As tarefas que estavam centradas nos conteúdos de saber deslocaram-se para a ideia de que o professor é um especialista da aprendizagem, capaz de diagnosticar um certo número de problemas, de os remediar, de avaliar ao mesmo tempo os problemas e as soluções para os fazer progredir. Alargamento na medida em que é suposto ser o estabeleci- mento escolar, e não apenas a turma, um lugar de exercício para o professor. De facto, com a afirmação da autonomia dos estabelecimentos públicos locais de educação, o trabalho dos professores no estabelecimento inscreve- -se num tratamento institucional novo, traduzindo-se particularmente em directivas importantes para trabalhar em equipa, no seio de um contexto específico em que é necessário estar-se implicado 

Sem comentários:

Enviar um comentário