Equilíbrio necessário, andamento perfeito!

Trabalho colaborativo

Este conceito apoia-se em processos de trabalho em conjunto (nos espaços formais e informais da comunidade educativa) reconhecendo-se, mais-valias potenciadoras de sucesso escolar e de vida.

Alguns autores utilizam o termo "colaboração" e "cooperação" como sinónimos apesar de qualquer um deles apresentar diferenças no modo como se desenvolve. Andrade, Hoffmann & Wazlawick (1998) definem estes termos como distintos, pois a "colaboração é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Já a cooperação pode ser compreendida pela divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

Compreender e estimular a cooperação



Através da colaboração é possível maximizar os recursos e competências profissionais e pessoais, bem como conseguir compromissos e energias para criar sucesso escolar. A mudança de paradigma prende-se com o fim da separação dentro das organizações - que provoca o isolamento dos indivíduos em diferentes esferas de responsabilidade, Whitaker (2000).
O trabalho que desenvolvemos nos espaços educativos  depende da colaboração através da criação de novas / diferentes formas de parceria, que evoluam em função das mudanças sociais, culturais ...

Para além dos aspetos pessoais é necessário compreender que nas organizações educativas há inúmeros desafios:


  • Responsabilidade equitativa e/ou partilhada 
  • Dependência;
  • Interdependência; 
  • Independência;
  • Confiança;
  • Incerteza e confusão;
  • Espera e Inesperado


Whitaker, P. (2000) Gerir a mudança nas escolas. Porto: Ed. ASA

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